13 de mar. de 2009

JORNALISMO UNIMONTE PARTICIPA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM CUBATÃO










8 de março de 2009. 
Esta data, com certeza, vai ficar marcada na vida de dez alunos do curso de Jornalismo Multimídia. Pela primeira vez, Bruna, Camila, Giovanes, Grace, Juliane, Mayara, Paulo, Rodrigo, Tainá e Tiago vivenciaram uma cobertura jornalística. O evento? Um mutirão de saúde, beleza e cidadania idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Cubatão.
O Sesi do Jardim Casqueiro foi o palco da ação comunitária voltada exclusivamente à mulher cubatense. Nele, concentraram-se profissionais de estética, recursos humanos (Cedesp-Unimonte) e dezenas de professores e estudantes voluntários, como as turmas do curso de Direito, Enfermagem, Biomedicina, Educação Física e Jornalismo Multimídia da Unimonte.

FOCAS EM AÇÃO 

Nós, do curso de Jornalismo, decidimos cobrir o dia com uma reportagem em vídeo e alguns registros fotográficos.  As fotos seriam entregues ao Fundo Social de Solidariedade. O vídeo, à Tv Polo, canal de tv comunitária do município. A princípio, a cobertura (organizada em apenas dois dias) seria feita por alunos do sétimo ciclo, mas logo os calouros se juntaram à trupe.  
Samuel, Ana e Bruno, o  trio do sétimo que topou a empreitada, percebeu que esta era uma oportunidade e tanto para que os foquinhas do primeiro módulo de Jornalismo Multimídia começassem a entrar no clima da profissão... e fizeram o convite.  Onze aceitaram: Klinger, que já é fotógrafo profissional e faz o curso para se aperfeiçoar na profissão, e mais dez colegas.  A professora Arylce Tomaz, mesmo convidada em cima da hora, juntou-se à equipe...e lá fomos nós para o Sesi. 
A VIAGEM

Só dois dos catorze alunos que aceitaram trocar a praia (o domingo estava ensolarado) pelo jornalismo moram em Cubatão, por isso, cada um se virou como pôde para chegar ao Sesi. Uns foram de ônibus, outros de moto e de carona. A Unimonte colocou um ônibus à disposição dos voluntários, mas como ele saía às 8 e 20 da manhã e o evento só começava às dez, todos preferiram meios alternativos. A ideia era chegar quando os stands de atendimento à comunidade já estivessem bem cheios.

A COBERTURA - QUATRO HORAS DE APRENDIZADO

A cobertura oficial foi feita pelo Samuel, o Bruno, a Ana e o Klinger. A Ana e o Samuel ficaram com a reportagem em vídeo. Bruno e Klinger, com a cobertura fotográfica. Mas e os calouros? Como eles não queriam ficar parados, só observando.... também partiram para o trabalho. Divididos em duplas ou mesmo sozinhos, participaram do evento, entrevistando pessoas e colhendo informações. A tarefa era percorrer os boxes de serviços e voltar com as  respostas às perguntas básicas da profissão, já apresentadas nas aulas de Processos e Técnicas de Jornalismo, dos professores Wellido Teles e Helena Gomes. Saber o que, quem, quando, onde, porque e para que era a missão dos foquinhas.
Com o produto das entrevistas nas mãos, muitos quiseram se arriscar na elaboração de textos, iniciativa que, na minha opinião, devemos incentivar. Mesmo sem todas as técnicas para a elaboração de um texto jornalístico,  escrever sobre este primeiro evento é uma maneira de exercitar a organização do pensamento e até uma forma de deixar registrado "o antes". Com certeza, daqui a alguns meses, quando eles voltarem a ler os textos que escreveram, vão constatar: estou redigindo bem melhor!
Bom, agora é esperar as postagens. Espero que muitos se sintam encorajados em escrever.

Chrystianne Leite
Coordenadora do curso de Jornalismo Unimonte




4 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho imensamente produtivas atividades como esta dadas a alunos logo no primeiro ano do curso. Tenho certeza que daqui a quatro anos teremos, não só bons profissionais de jornalismo como cidadãos mais conscientes. Parabéns!

Anônimo disse...

Fiquei muito sentido de não ter ido ao evento, gostaria mesmo de ter participado. Uma pena o convite ter vindo um pouco em cima da hora pra mim por já estar com viagem marcada. Com certeza eu jamais trocaria um evento dessa importancia para nós que estamos começando por um final de semana na praia, mesmo pq não gosto de praia.rsrs. Parabéns a todos que participaram desse evento!

Tiago Leal disse...

Com toda certeza esse evento foi interessante não só para a comunidade beneficiada pelos serviços, mas para nós alunos iniciantes de Jornalismo Multimídia. Fiquei muito contente com a oportunidade de contribuir com algo para a matéria neste início de curso, além de interagir com os colegas veteranos e as professoras. Parabéns a todos nós que participamos e que venham mais oportunidades como essa!

Débora Nóbrega disse...

Não existe nada mais recompensador do que ver um trabalho nosso concluído, ainda mais no primeiro ano...lembro quando comecei, e ficava imaginando como seria escrever matérias elaboradas, tirar fotos, produzir vídeos, como deveria ser difícil o caminho para chegar lá.
E foi em ocasiões como essa, que o pessoal teve lá em Cubatão, que você começa a perder o medo.É um trabalho árduo, com certeza, que exige profissionalismo, mas também é realizado com muita paixão e entusiasmo.
Parabéns pro Samuel, Ana e Bruno, que sempre fazem um trabalho muito bom e para os alunos do primeiro ano, que já mostraram uma iniciativa tremenda!