9 de set. de 2008

Muitos eleitores acreditam que sua “participação democrática” acaba logo após o término das eleições. Não é bem assim caro (e)leitor! O verdadeiro cidadão deve ter a consciência da importância de fiscalizar todos os atos dos governantes e representantes escolhidos através do voto. Como isso é possível? Acompanhando de forma participativa o que ocorre na prefeitura e também na câmara de vereadores da nossa cidade.

         O ideal é criar o hábito de comparecer às reuniões que ocorrem na câmara municipal. Lembre-se: assuntos da área de saúde, segurança, educação, orçamento e outros temas são apresentados e debatidos nessas sessões. Ficar por dentro dos projetos que estão em votação ou aprovação, também é outra forma positiva de cobrar ações responsáveis dos políticos eleitos.

         Uma boa dica de cidadania é alertar a população sobre o direito que cada um tem de apresentar sugestões aos vereadores que elegemos. Qualquer cidadão tem a possibilidade de enviar e propor projetos de lei para a câmara. Desde que os mesmos sejam apresentados juntamente com as assinaturas de 5% do total de eleitores do município. É a chance que todo contribuinte tem de ser ouvido pelo poder público.

Postado por Samuel Rigueiral - 6.ciclo jornalismo Unimonte

Nenhum comentário: