2 de set. de 2008

O PASSO-A-PASSO DO VOTO

Esta postagem é pra você que nunca votou ou que não lembra mais o que fazer na hora do voto.
PRIMEIRO PASSO

Leve o seu título de eleitor até o mesário e assine seu nome na listagem. Depois, vá até a urna. O primeiro voto é para vereador. O segundo, para prefeito.

VEREADOR
O teclado da urna eletrônica é bem parecido com o de um telefone comum. Primeiro digite os números do seu candidato a vereador (são cinco). Quando aparecer a foto, o nome, a sigla do partido e os números do candidato que você escolheu, aperte a tecla verde CONFIRMA. Um sinal sonoro rápido vai ser emitido pela urna. Quando ouvir este sinal, significa que o voto foi registrado.

PREFEITO
O segundo voto é para prefeito. Você deve digitar os dois números do seu candidato. Em seguida, confira se a foto, o nome, a sigla do partido e os números do candidato estão corretos e aperte a tecla verde CONFIRMA. Dessa vez, a urna vai emitir um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá a palavra FIM.

COMO CORRIGIR O VOTO
Se depois de digitar os números do seu candidato as informações que aparecerem na tela não forem corretas, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o processo anterior.

COMO VOTAR NO PARTIDO (voto de legenda) E EM BRANCO
Se você quiser votar só na legenda, digite o número do partido (são os dois primeiros algarismos do número do candidato) e confirme o voto apertando a tecla verde CONFIRMA.
Para votar em branco, aperte a tecla BRANCO . Em seguida, aperte a tecla verde CONFIRMA.

O VOTO NULO
Se você digitar um número de um candidato ou de um partido que não existe e apertar a tecla verde CONFIRMA, seu voto vai ser anulado. Cuidado para não perder seu voto por uma distração.


Nenhum comentário: